domingo, 27 de abril de 2008

Dominados

- "Por que, geralmente, os alunos não aprendem a interpretar textos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio?"

Dominados
O conhecimento, desde a antiguidade, foi um setor destinado a poucos. Ligado ao poder, as pessoas das classes mais baixas eram privadas do saber, pois as classes dominantes não queriam que as outras tivessem o poder de pensar e argumentar.
Sabemos que o saber, o bom estudo, a cultura, de uma maneira geral, sempre foi "privilégio" de poucos, destinado geralmente à elite. A educação pública não pode nem ser comparada com a particular, e quando é, vemos uma significativa diferença.
Os alunos das escolas particulares e públicas não são ensinados a questinarem, interpretarem e debaterem. A partir disso, vemos, um retrocesso, como quando a Igreja Católica dominava a população que não era possibilitada de conhecer e aprender a questionar.
Sem interpretação não há raciocínio e clareza diante dos fatos que nos são expostos. A sedução das antenas a cada dia robotiza mais a população, principalmente os jovens, que ainda estão no processo de formação de idéias. Com a crescente manipulação da mídia e sem aulas de interpretação nas escolas, teremos jovens com um futuro "brilhante", sem questionamentos.
Assim, os dominantes não precisarão ter "dores de cabeça" e nem colocarão em disputa seus poderes. Pois sem interpretação dos fatos não há julgamento de bem e mal ou certo e errado.

Um comentário:

Caminhos ZEN [juízo] disse...

Eu sei que existe dominação! Sei também que existe uma ideologia imposta. Mas existe também a liberdade. Sem leitura, sem interpretação, sem libertação!

Não creio que seja apenas culpa das ideologias!

Lembre-se: "Toda canção de liberdade vem do cárcere."